top of page

Aviso de Risco

É de extrema relevância que todos os pontos indicados neste Aviso de Risco sejam lidos com atenção e cautela.  Caso necessite de aconselhamento sobre investimentos ou sobre os termos dos documentos apresentados neste web-site e plataforma parceira, deverá consultar um profissional adequado, tal como consultores de investimento, advogados e contadores para que o possível investidor tenha plena visualização dos riscos envolvidos.

Qualquer investimento em empresas na etapa inicial (“Empresa Investida”) implica riscos financeiros significativos e deveria ser apenas uma parte de uma carteira maior de ativos financeiros. Recomenda-se fortemente aos investidores investir apenas uma porcentagem pequena de todos os seus bens financeiros disponíveis para investimento em empresas desse perfil. É altamente recomendável reservar a maioria do seu capital disponível para investimento para ser aplicado em ativos com um perfil de menor risco.

Além dos riscos inerentes ao investimento em empresas em etapa inicial, podemos afirmar que empresas e investimentos em geral estão sujeitas a riscos adicionais e imprevisíveis, comuns a qualquer investimento no Brasil em geral.

Ao investir em uma empresa, o seu investimento ficará sujeito aos seguintes riscos importantes:

1. PERDA DE CAPITAL E NECESSIDADE DE DIVERSIFICAÇÃO DOS INVESTIMENTOS

A maioria das empresas nascentes fracassa ou não atinge o sucesso esperado durante os primeiros anos de existência. O investimento nestas empresas envolve uma série de riscos que deverão ser observados pelo possível investidor. Podemos indicar como fatores de risco a falta de liquidez, o mercado, entre outros que poderão interferir diretamente no desenvolvimento da empresa investida. Se você decidir investir em uma Empresa, é mais provável que você perca uma parte ou até todo o seu investimento do que obtenha retorno ou lucro do investimento. Ao investidor é recomendado investir somente os valores que ele está disposto a perder e também diversificar o investimento aplicando em vários setores e/ou sociedades para diluir o risco de perda.

É importante destacar que caso a Empresa Investida se torne insolvente, há grande probabilidade que os valores investidos NAO SEJAM DEVOLVIDOS, sendo certo que a RDreams não terá qualquer tipo de responsabilidade neste sentido.

2. FALTA DE LIQUIDEZ

A liquidez é a facilidade com que uma pessoa pode vender a participação de uma empresa, ou seja, transformar a referida participação em dinheiro. Os investimentos em empresas nascentes são altamente ilíquidos, em função do baixo grau de conversão da participação em dinheiro, sem perda substancial de seu valor. O investidor pode enfrentar dificuldades para vender os valores mobiliários recebidos em razão do investimento nas Empresas Investidas, seja por não serem registradas na CVM, seja por seus valores mobiliários não serem admitidos à negociação em mercados regulamentados. É muito pouco provável que haja possibilidade de o investidor vender sua participação e sair desse investimento antes que a Empresa Investida seja comprada por outra empresa ou que a Empresa Investida tenha suas participações societárias admitidas à negociação em bolsa de valores. Pode ser que haja uma saída disponível do investimento no futuro, porém é improvável que isto ocorra nos primeiros anos subsequentes ao momento que você faz o investimento.

Qualquer investimento na RDreams e suas unidades deverá ser classificado como um investimento de longo prazo.

3. FALTA DE DIVIDENDOS PAGOS AO INVESTIDOR

Os dividendos são pagamentos originados dos lucros apurados de uma empresa e distribuídos aos seus cotistas ou acionistas. É raro empresa em etapa inicial pagar dividendos. Mesmo ela tendo sucesso, a empresa pode não pagar dividendos, por ter como meta o reinvestimento de lucros para o seu crescimento.

Os dividendos são pagos de acordo com a proporcionalidade de cotas adquiridas, e podem variar de acordo com o resultado obtido no mês, variando de unidade a unidade.

4. DILUIÇÃO

Qualquer investimento feito pode estar sujeito à diluição no futuro. Isto significa que a porcentagem de participação da Empresa Investida que você tem direito por ter investido pode ser reduzida se a empresa decidir aumentar seu capital social e emitir mais cotas, ações, contratos de opção, ou títulos similares para investidores ou terceiros no futuro e o investidor não adquira nova participação proporcional dessas novas cotas, ações ou títulos conversíveis. Quaisquer novas cotas ou ações emitidas podem também incluir direitos de prioridade no recebimento de dividendos, dentre outras vantagens, e o exercício desses direitos poderia resultar em uma desvantagem para investidores anteriores. É importante analisar as regras e condições de cada Empresa Investida no que se refere à diluição.

5. OUTROS RISCOS RELACIONADOS AO NEGÓCIO

Devemos ainda apontar a necessidade de o investidor analisar com cautela todas as informações sobre as Empresas Investidas, especialmente no que se refere aos seus planos de negócio e como pretendem evoluir no Mercado. O investidor deve entender que não é aconselhável tomar qualquer decisão de investimento se baseando em expectativas e previsões, que não têm qualquer garantia de concretização.  O investidor também deve estar atento às oscilações do Mercado e saber detalhes sobre a economia nacional e internacional, observando fatores como a política econômica, taxas de juros, instabilidade da taxa de câmbio e desvalorização do Real, instabilidade de preços, políticas fiscais e regimes tributários.

O resultado positivo de uma Sociedade no passado não garante resultados positivos no futuro.

6. OUTROS RISCOS RELACIONADOS AO INVESTIMENTO

6.1. Informações Fornecidas pela Empresa. As informações fornecidas aos investidores na oferta de investimento, inclusive as informações jurídicas e comerciais da empresa, são fornecidas exclusivamente pela própria Empresa Investida e por seus sócios. Cabe ao próprio investidor realizar sua própria análise e investigação sobre os documentos apresentados pela Empresa Investida, e deverá consultar um profissional adequado, como consultores de investimento, advogados e contadores para que o possível investidor tenha plena visualização das informações da empresa.

 

6.2. Posição Minoritária e Sujeição ao Controlador. Ao investir nas empresas, o investidor poderá adquirir uma posição minoritária na sociedade empresária, que não lhe dará controle sobre as atividades da empresa, ou mesmo adquirir participações societárias sem direito de voto. O seu investimento estará sujeito aos riscos associados dessa posição de sócio minoritário e sem controle. O investidor deve considerar a influência que os controladores da empresa possam vir a exercer em eventos corporativos como a emissão adicional de valores mobiliários, alienação do controle ou de ativos, e transações com partes relacionadas, ao decidir fazer seu investimento.

 

6.3. Risco de Crédito da Empresa Investida. Nas hipóteses em que o investimento for representado por título representativo de dívida, que dê direito ao investidor a receber de volta a totalidade ou parte do valor investido em determinadas situações, há risco de os valores entregues à Empresa Investida NÃO SEREM DEVOLVIDOS, em razão da situação econômico-financeira da empresa.  Trata-se de risco inerente aos investimentos em qualquer sociedade e que são potencializados no caso de investimentos em sociedades empresárias de pequeno porte, sendo certo que a EqSeed não terá qualquer tipo de responsabilidade perante os investidores em caso de não devolução dos valores pela Empresa Investida.

 

6.4. Ausência de Fiscalização da Empresa Investida pela CVM. A Empresa Investida, como sociedade empresária de pequeno porte, não é registrada na CVM e, apesar do compromisso contratual em relação à prestação de informações contínuas nos termos de investimento, ainda existe uma possibilidade de não haver prestação de informações contínuas pela sociedade após a realização da oferta. O não recebimento de tais informações pode dificultar o acompanhamento da Empresa Investida pelo investidor, bem como dificultar ou prevenir a transferência dos valores mobiliários adquiridos.

7. LIMITAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE WEB-SITE NÃO PODEM SER INTERPRETADAS COMO UMA RECOMENDAÇÃO DE INVESTIMENTO. O INVESTIDOR DEVE TER PLENA VISÃO DE QUE A ANÁLISE DO INVESTIMENTO DEVERÁ SER FEITA APENAS POR ELE E SEUS CONSULTORES PARTICULARES.

 

AS OPORTUNIDADES DIVULGADAS NÃO POSSUEM GARANTIA DE RETORNO, NEM QUALQUER PROTEÇÃO SOBRE O VALOR INVESTIDO.

 

AS INFORMAÇÕES CONSTANTES NESTE WEB-SITE NÃO PODEM SER INTERPRETADAS COMO SUGESTÃO OU RECOMENDAÇÃO DE INVESTIMENTO, NEM PODEM SER CARACTERIZADAS COMO PARECERES OU ASSESSORIA JURÍDICA, FISCAL OU FINANCEIRA.  

 

AS EMPRESAS CAPTADORAS DE INVESTIMENTO PODEM SER SOCIEDADES LIMITADAS E, PORTANTO, ESSAS SOCIEDADES NÃO ESTÃO SUJEITAS À FISCALIZAÇÃO DA CVM.

 

AS SOCIEDADES EMPRESÁRIAS DE PEQUENO PORTE E AS OFERTAS APRESENTADAS NESTE WEB-SITE ESTÃO AUTOMATICAMENTE DISPENSADAS DE REGISTRO PELA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS – CVM (Resolução CVM nº 88). DEVIDO A PARCERIA COMERCIAL FIRMADA COM PLATAFORMA DEVIDAMENTE REGULADA PELA CVM.

 

A CVM NÃO ANALISA PREVIAMENTE AS OFERTAS.

 

AS OFERTAS REALIZADAS NÃO IMPLICAM POR PARTE DA CVM A GARANTIA DA VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES PRESTADAS, DE ADEQUAÇÃO À LEGISLAÇÃO VIGENTE OU JULGAMENTO SOBRE A QUALIDADE DA SOCIEDADE EMPRESÁRIA DE PEQUENO PORTE.

 

ANTES DE ACEITAR UMA OFERTA LEIA COM ATENÇÃO AS INFORMAÇÕES ESSENCIAIS DA OFERTA, EM ESPECIAL A SEÇÃO DE ALERTAS SOBRE RISCOS.

 

DENTRO DA LIMITAÇÃO LEGAL, A RDREAMS, SEUS PREPOSTOS, ADMINISTRADORES, EMPREGADORES NÃO TERÃO QUALQUER RESPONSABILIDADE DE QUALQUER NATUREZA PERANTE TERCEIROS, ESPECIALMENTE, MAS NÃO SE LIMITANDO A PERDAS DIRETAS OU INDIRETAS, OBRIGAÇÕES, CUSTOS, RECLAMAÇÕES, DESPESAS, PREJUÍZOS OU DANOS DE QUALQUER ESPÉCIE, RELACIONADOS AOS INVESTIMENTOS REALIZADOS.

bottom of page