top of page
  • RDreams

Equity Crowdfunding - A vaquinha que transforma empresas em touros

Há poucos anos, somente investidores profissionais e fundos de investimento conseguiam investir em empresas, pois o processo era lento e extremamente burocrático. Com o equity crowdfunding, pessoas físicas passaram a participar do financiamento coletivo de uma empresa e, em troca, ganham uma participação societária.

Tal modelo é regulamento pela normativa ICVM 88 e está crescendo nos últimos anos, no Brasil e em outros países.

Mas que é equity crowdfunding?


O Equity crowdfunding, ou crowdfunding de investimento, é uma estratégia de captação de recursos que conecta investidores a pequenas empresas com grande chances de rentabilidade.


As ofertas são realizadas exclusivamente por meio de uma página na internet, programa, aplicativo ou meio eletrônico que forneça um ambiente virtual de encontro entre os investidores e emissores nos termos da ICVM 88.


Essa modalidade é bem parecida com às “vaquinhas” realizadas pela internet para arrecadar dinheiro para projetos, pessoas e causas.


Nesses casos, os investidores participam do financiamento de uma empresa e, em troca, ganham uma participação societária (equity) ou de títulos que são conversíveis de dívidas que, no futuro, podem ser convertidos em participação societária da empresa que recebeu o investimento.


Segundo a Associação Brasileira de Crowdfunding de Investimento (CROWDINVEST), tal modalidade já está regulamentada em mais de 20 países do mundo e, em 2017, o mercado mundial movimentou cerca de US$ 100 bilhões.


Já no Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou a regulamentação específica para o setor em julho de 2017, determinando que as plataformas eletrônicas nas quais esses valores mobiliários são distribuídos devem ser regularmente constituídas no Brasil, além de registradas e autorizadas pela CVM.


Quais são os riscos e vantagens do equity crowdfunding?


Uma das principais vantagens dessa modalidade é tornar acessível e prático o investimento em empresas.


Para as empresas, é possível aumentar as chances de conseguir se desenvolver no mercado sem depender somente de empréstimos e com a colaboração de quem acredita nas suas ideias.


Por meio das plataformas online, pessoas físicas que acreditam no potencial de crescimento de uma empresa ou projeto podem facilmente aplicar seu dinheiro e obter retorno no futuro.


Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/o-que-%C3%A9-e-como-funciona-equity-crowdfunding-brasil-zambrini-freire/?trk=pulse-article_more-articles_related-content-card&originalSubdomain=pt

6 visualizações0 comentário

コメント


コメント機能がオフになっています。
bottom of page